Postagem em destaque

Rock on Stage: "Tales Of The Dark Cult " entre os melhores lançamentos nacionais do ano de 2015.

RATTLE citado entre os melhores lançamentos nacionais do ano de 2015!! "No lado do Thrash Metal então é quase um ultraje citar alg...

terça-feira, 15 de setembro de 2015

ÁLBUM DE ESTREIA EM JORNAL BAIANO


A banda baiana RATTLE é um dos destaques da edição de hoje, 15 de setembro, do Caderno 2+ do jornal baiano A Tarde. Na matéria, assinada por Chico Castro Jr., a banda conta um pouco da trajetória até chegar à gravação e posterior lançamento do seu álbum de estreia “Tales of the Dark Cult”, disponível via Shinigami Records. Adquira o seu exemplar nas bancas do estado (versão digital só para assinantes).

Segue abaixo a transcrição:

REVELAÇÃO DO METAL BAIANO, RATTLE LANÇA PRIMEIRO ÁLBUM COM SHOW SÁBADO

Promessa do glorioso heavy metal baiano, o quarteto Rattle lança neste sábado, com um show no Dubliner’s, seu primeiro e aguardado álbum, Tales of the Dark Cult.

E os caras chegam com moral: o CD saiu pelo especializado selo paulista Shinigami Records, o maior do Brasil hoje, responsável por lançar no mercado nacional os álbuns novos dos grandes nomes contemporâneos do gênero, como Arch Enemy, Deicide, Gojira, Iced Earth etc.

Tem mais: “Participamos de uma coletânea da Shinigami (Hellstouch, 2012), que tinha um concurso:  a banda mais votada teria um álbum lançado pelo selo. Nós ganhamos”, conta o vocalista Valmar Oliveira, o Val Oliver.

Em 2103, os caras entraram no estúdio para gravar o tal disco, que só agora vê a luz do dia. O que houve? O de sempre: “Ah, falta de grana, troca de integrantes. Trocamos de batera. O novo, Eric, teve que regravar tudo do zero, ouvindo os arranjos sem bateria”, diz.

No álbum, a banda formada por Val, Eric Dias (bateria), Henrique Coqueiro (guitarra) e Daniel Iannini (baixo) passeia com habilidade pelo thrash e pelo death, provavelmente os estilos mais populares do heavy metal.

“A gente tenta unir o peso do death à técnica do thrash, incorporando um ou outro elemento diferencial – sem querer reinventar a roda, mas tentando inovar um pouco”, descreve Val.

Zé do Caixão está na fita

Outro lance legal do disco é a saraivada de referências de cultura pop nas letras, que vão de Zé do Caixão (que abre o CD, recitando uma fala retirada de um de seus filmes), Stanley Kubrick, HP Lovecraft, George A. Romero, Francisco Goya, quadrinhos da EC Comics  etc.

“Quando resolvemos fazer essa música (The Embodiment of Evil), pedimos permissão a família do Zé do Caixão pra usar a voz dele. E tivemos a permissão, eles só pedem que mandemos o material para eles arquivarem”, conta.

Artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da Ufba, Val assina a capa do CD da própria banda e de outras, como Mercy Killing e Trepanator, além de desenhar HQs de terror. Conheça seu trabalho: www.valoliveira.deviantart.com.

Show: Rattle, Acanon e Blessed in Fire / Sábado, 14 horas / Dubliner’s Irish Pub /  R$ 10 ou R$ 25 (com o Cd)

www.rattlemetal.blogspot.com.br